Seja um revendedor

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Religião nos afasta de Deus - Parte 2



Lucas 13: 10-17
Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas...”

Em todo o seu ministério Jesus enfrentou o sistema religioso da sua época, quebrou paradigmas, enfrentou os maiorais, desafio os conceitos e regras estabelecidas, mas acima de tudo ensinou o povo a ter uma vida de espiritualidade e a se afastar da religiosidade.

Vamos analisar um momento da vida de Jesus que foi relatada pelo Dr. Lucas, médico e escritor do evangelho que leva seu nome. Nesta passagem veremos como Jesus combatia a religiosidade da sua época.
Como de costume os Judeus no dia de sábado se reuniam para aprender as escrituras e com eles estava Jesus, pois era uma das atividades preferidas dele,  ensinar e estar junto ao povo.

Mesmo no meio de uma sinagoga e no meio de homens importantes Jesus não se preocupava em ser político, ou seja, falar e fazer o que os outros querem, muito diferente de muitos lideres do nosso tempo.  Jesus não precisava da aprovação de ninguém para exercer o seu ministério, pois ele veio para fazer a vontade de Deus (João 4:34), mesmo que isso significasse não ter a aprovação das pessoas.

Jesus resolve curar uma mulher que há dezoito anos tinha uma enfermidade que há fazia andar encurvada, só pelo fato de Jesus a ter curada já traria reprovação da parte dos judeus, mas o maior problema foi que Jesus cura esta mulher num sábado, dia em ninguém poderia trabalhar ou exercer qualquer atividade, vemos aqui mais uma vez a religião querendo limitar o agir de Deus.

A atitude de Jesus por ter curado esta mulher o levou a ser repreendido publicamente pelo príncipe da sinagoga. (v.14) Este homem não quis saber se o que Jesus fez foi bom ou não, estava mais preocupado com as regras que foram quebradas, as tradições estava acima das pessoas.

A atitude de Jesus mediante a posição deste príncipe foi categórica e firme, chamou-o de hipócrita, pois ele mesmo não cumpria o que estava dizendo. (v.15) O grande problema das religiões é exigir das pessoas o que os próprios lideres não fazem ou não conseguem cumprir.

Jesus mostra que as pessoas são mais importantes do que regras, “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a quais dezoito anos Satanás  a tinha presa?”(v.16).
Não podemos nos esquecer de aprender com Jesus, as pessoas estão acima das regras, normas e paradigmas, precisamos olhar para as pessoas como Jesus olhou, com misericórdia e amor, Ele é nosso maior exemplo.

E você esta disposto a se afastar da religiosidade? Abandonar a sua religião? Jesus não esta chamando você para mudar de religião – Ele esta te chamando para se aproximar Dele, mesmo que isso contrarie outras pessoas e sistemas.

A escolha é sempre sua – religião ou Jesus, se escolher religião nunca experimentara a liberdade, mas se escolher Jesus então será livre. “E conhecereis a verdade (Jesus) e a verdade (Jesus) vos libertará” João 8:32 

A religião nos afasta de Deus, mas Jesus nos aproxima da verdadeira espiritualidade.

Nenhum comentário: