Seja um revendedor

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nem Calvino nem Armênio...

1 Pedro 1: 2a "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." (grifo do autor)


Muitos que lêem a primeira parte deste versículo pensa que o Apostolo Pedro era um Calvinista, talvez tenha andado com Calvino e aprendeu a Doutrina da Predestinação e Eleição. Sabemos que nada disso é verdade, mas alguns tem a doutrina de certos teólogos como Calvino ou até mesmo Armenio como a Verdade Absoluta, se esquecem que o mais relevante não é crer ou defender Calvino ou Armenio, mas olhar para a Bíblia e ver que ela tem a sua própria Doutrina, que as vezes pode concordar ou não com Calvino ou com Armenio.
Conheci uma pessoa que ficava lendo Calvino oito horas por dia, ficou um especialista na sua doutrina, se aproximou muito de Calvino, mas com certeza se afastou da Bíblia. Como consequência da sua "dedicação" começou a ter problemas, ficou desequilibrado emocionalmente. Não creio que ele tenha ficado assim porque estudou Calvino, mas porque inverteu os valores.
A igreja precisa conhecer muito mais a Doutrina Bíblica do que qualquer outra, seja ela qual for, a Bíblia deve ser a nossa doutrina. Não quero dizer com isso que não devemos conhecer pensamentos e posições dos grandes homens e Teólogos, mas a Bíblia deve ser a nossa regra de fé e pratica, pois ela não defende a doutrina "A" ou "B" ou muito menos a "C", pois ela é suficiente para ter a sua própria doutrina. Nem Calvino nem Armênio, mas a Bíblia!...

Nenhum comentário: