Seja um revendedor

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vencendo as Barreiras na Evangelização

Algumas barreiras têm impedido muitos crentes de avançar na evangelização…

Muitos pensam que para pregar o evangelho é necessário apenas fazer parte de uma igreja, denominação ou algum grupo, e sair às ruas distribuindo literatura ou falando de Jesus. Mas logo acabam desanimando nas primeiras barreiras que surgem à frente; dessa maneira, não conseguem êxito na tarefa de evangelização. Percebo que para realizar a tarefa de evangelizar é necessário vencer algumas barreiras para termos “sucesso” na grande colheita de vidas.

A primeira barreira que podemos pensar é da Espiritualidade. Não haverá avanço na evangelização sem uma verdadeira conversão. Se não houver conversão não é possível forjar o caráter de Cristo no nosso próximo. Nas palavras do nosso diretor, Pr. Bernardo, C x R = D (Caráter x Relacionamento = Discípulo)... E, ainda, precisamos saber que estamos em uma guerra espiritual, e Deus já nos deu todas as armas espirituais para lutarmos e vencermos, Ef. 6.10-18. Outra questão importante na evangelização é a santificação, pois é necessário que a nossa evangelização seja resultado do nosso testemunho.

A segunda barreira a ser levada em consideração é a da Unidade. A evangelização não é algo independente; eu preciso estar ligado com Cristo e com a Sua Igreja. A evangelização não é algo que acontece desligado do Corpo de Cristo, por isso quem evangeliza precisa estar ligado ao Corpo, como Cristo é um com Deus, nós devemos ser um no Corpo de Cristo, cada um desempenhando o seu dom.

A terceira barreira é da Socialização. Vivemos em uma sociedade exclusivista e individualista, onde cada um tem se importado somente consigo mesmo e tem se fechado dentro do seu mundo. Quando olhamos para a igreja, vemos que ela parece estar seguindo este mesmo caminho, algumas têm se transformado em verdadeiros “clubes sociais fechados”, que têm cuidado somente de seus agregados; precisamos mudar este quadro se realmente quisermos alcançar as pessoas. Como posso evangelizar alguém se os meus contatos são somente com cristãos? Se quisermos trazer as pessoas para Cristo, é necessário nos importarmos com elas, verificarmos quais são suas necessidades, seus medos etc. Isso só será possível quando quando desenvolvermos relacionamentos.

A quarta barreira na evangelização é a do Sentimento. Percebo que existem muitos crentes que ainda não encontraram sua posição em Cristo, não encontraram o seu lugar no Reino de Deus, se sentem inferiorizados, incapazes, estão ainda presos ao passado; isto tem impedido de avançarem na evangelização e em outras áreas da sua vida. Precisamos saber que de fato não somos nada, que somos incapazes na nossa força, mas hoje podemos viver em Cristo sendo capacitados por Ele, “…somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”, Rm. 8.37. Quando sabemos e vivemos o que de fato somos em Cristo, isto vai fazer a diferença na nossa evangelização.

A quinta barreira é a do Conhecimento. Constantemente, encontrarmos em nossos treinamentos irmãos que dizem não saber o que dizer para evangelizar ou que não é muito bom para decorar versículos bíblicos. Há alguns anos, nós, os cristãos, éramos conhecidos como “Os Bíblias”, porque de fato utilizávamos a Bíblia para tudo, inclusive para a evangelização. Hoje, infelizmente, a Bíblia tem sido deixada de lado, alguns crentes já não levam suas Bíblias para os cultos, quase não dedicam tempo para a leitura e estudo da Palavra de Deus. É necessário nos aplicarmos a conhecer a Palavra de Deus e também sermos treinados para a evangelização. Só por curiosidade, você sabia que os “Testemunhas de Jeová” têm dias reservados na semana para serem treinados para evangelização? E nós, que temos a Verdade, quanto tempo nós temos treinado para evangelizar? Se você tem dificuldade nessa área, você pode se preparar melhor participando de uma das nossas escolas EAE mais próxima de você.

A última barreira que quero citar é a barreira do Eu Sou. Existem alguns crentes que pensam ser super heróis, pois sua auto-confiança é exacerbada, acham que podem tudo, e que se dependerem deles ninguém vai para o inferno; que posso dizer de pessoas assim? São inflexíveis, não estão dispostas a aprender, pois acham que já sabem tudo; falta realmente humildade para que Cristo cresça e elas diminuam.

Estas foram algumas barreiras que identifiquei que nos impedem de evangelizar com eficácia; sei que todas essas barreiras são possíveis de serem derrubadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

legal seu blog roberto,
gostei do final dessa postagem sobre o EU SOU, é realmente isso, acham que sao super heróis e no final pensam que sao Deus, e usam Jesus Cristo como um amuleto pra suas feituras.

é uma pena

abraços