Seja um revendedor

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A luta da igreja pela verdade


Estamos vivendo em uma sociedade pós-moderna que encherga a verdade de uma forma totalmente diferente de como Deus a estabeleceu. Cada um tem a sua verdade e todas as verdades são verdades, o que importa é que eu sinta que esta verdade serve para mim.

E a igreja tem acompanhado estas mudanças, mas a sua atitude tem sido apática ou tem se moldado conforme a sua conveniência, são poucos que estão remando contra a maré.

Analisando o texto de João 18: 28-38, olhando para o versículo 38, Pilatos questiona Jesus sobre a sua verdade, fica claro que o pensamento pós-moderno já existia na antiguidade. A pergunta de Pilatos ecoa até hoje em nossa sociedade - “O que é verdade?” Parece que Pilatos não queria saber o que era verdade, pois ele já tinha a sua, os Judeus já tinham a deles, cada um tinha a sua verdade, a verdade de Jesus pouco interessava a eles.

A pergunta que Pilatos faz a Jesus, foi porque Jesus disse que o seu reinado tem um propósito, que é testemunhar da verdade e só os que são da verdade é os que o ouvem (v.37). Talvez Pilatos tenha pensado, este é mais um que diz ter a verdade como cada um tem a sua.

Pilatos não ouviu a verdade, até se tornou indiferente a sua própria pergunta, pois a pergunta foi irônica, sendo assim, nem ele, nem todos os que o acusavam, eram da verdade.

O pós-modernismo têm se infiltrado no meio da igreja questionando a verdade, mas não com interesse de buscar conhece-la, mas com o propósito de moldar a verdade, mostrando que a verdade é subjetiva, ela é vista e entendida conforme a minha cosmovisão.

A Igreja tem deixado de pregar a verdade como verdade, tem permitido que dentro delas se façam perguntas irônicas como a de Pilatos, o problema não resume na pergunta mas nas atitudes por detrás dela. Crentes cada vez mais buscando a satisfação do seu ego, esforçando para se tornar aceitável ao mundo. Até quando iremos tolerar tal atitude pós-modernista, que é utilizado por Satanás para ferir os princípios bíblicos estabelecidos por Deus?

Não quero dizer que não devemos conhecer a pós-modernidade, até porque estamos vivendo nela. Devemos nos empenhar em conhecer como as pessoas tem visto o mundo e as verdades oferecidas, pois só desta maneira poderemos alcançar esta geração e as futuras – conhece-la não quer dizer moldar-se a ela.

Há uma infinidade de evangelho sendo oferecido, a gosto para todos, um verdadeiro mix é oferecido, é só colocar no carrinho pagar o preço e leva-lo, por outro lado temos os que se fecham dentro das quatro paredes de seus templos com medo de serem contaminados e vivem uma utopia que ainda insistem em chamar de cristianismo.

Precisamos aprender com o Mestre, Ele foi e é o nosso maior exemplo de fé e prática, a verdade esta nEle e Ele é a Verdade - “Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (João 14:6).

O propósito de Cristo era testemunhar da verdade (v.37), ele sabia para que existia e pagou um alto preço por isso, onde muitos julgavam que sua verdade não era verdade.

Ele diz ainda que só o ouviriam aquelas pessoas que fossem da verdade. É necessário estar abertos para a verdade de Jesus, pois ela é que produz libertação, “E conhecereis a verdade e a verdade os libertará” (João 8:32).

Quanto mais a igreja se aproxima do seu EU, pensando que esta buscando a verdade, mais ela se afasta de Deus buscando a mentira.

Uma guerra esta sendo travada contra a verdade, ou estamos de um lado ou de outro, não existe campo neutro. O inimigo já arrebanhou muitos em nossas igrejas, é hora de combatermos essas heresias que tem entrado no nosso meio, defendendo a nossa fé.

A arma que temos para isso é espiritual, para muitos pode não parecer mas a nossa luta acontece nas regiões celestiais. A mentira deve ser combatida com a verdade e nós temos a verdade e ela é suficiente para combate-la.

Algumas atitudes que a igreja pode tomar para combater a mentira e heresias que vêm ceifando muitos:

1 – Pregar a verdade – Ela esta na Bíblia e é a Palavra de Deus

2 – Promover seminários e estudos que falem das heresias e seitas

3 – Quando perceber movimentos heréticos se aproximando da igreja, cortar o mal pela raiz

4 – Investir constantemente no discipulado

5 – Quando alguém de outra igreja estiver migrando para a sua igreja, entenda o que ela crê e discipule-a.

6 – Mostre amor por aqueles que estão tentando deturpar a verdade, mas repudie a mentira

7 – Não tenha medo, o Senhor é contigo.

Nenhum comentário: