Seja um revendedor

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Quem foi São Jorge?



Muito tem se falado a respeito da Novela "Salve Jorge", mas poucos conhecem a verdadeira história de São Jorge, o que se houve é que ele foi um soldado valente e que matou um dragão, mas como bem sabemos dragão nunca existiu e isso é pura lenda, até mesmo descartada pela Igreja Católica. 
Vamos conhecer um pouco mais da história de um homem que foi exemplo para os cristãos não negando a Fé que tinha em Cristo Jesus.
Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina,Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador Diocleciano.

Em 302, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge se levantou no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses; e defendendo a fé evangélica, afirmou que Cristo é Deus e Senhor, e que pelo Espirito Santo todas as coisas são regidas e conservadas. 
Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Aqui esta apenas um resumo da história de um homem que fez a diferença, mas hoje muitos por falta de conhecimento tem o adorado, sendo que ele mesmo sempre direcionou a adoração a Deus. Que possamos seguir o seu exemplo mesmo que isso possa nos custar a carreira, família ou a própria vida.
 Oséas 4:6 (NIV) Meu povo é destruído por falta de conhecimento.

Fonte: wikipedia - São Jorge         
Livro "São Jorge" da Venerável Confraria dos Gloriosos Mártires São Gonçalo Garcia e São Jorge, do Rio de janeiro. 


Nenhum comentário: