Seja um revendedor

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Minha Identidade em Cristo

"PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo." (Romanos 1:6)

Saulo antes de ser chamado por Jesus, viviva uma vida que seguia seus próprios principios e convicções. Fazia o que achava certo e crendo nisso perseguiu os cristãos, consentindo com suas prisões e morte.

Após seu encontro com Jesus tudo mudou, agora ele não viveria mais de acordo com sua vontade ou achismos, mas seria governardo pelo senhorio de Cristo. Agora como Paulo ele tem certeza e convicções da sua própria identidade, não vive mais segundo seu padrões, mas segundo as vontade de Deus.

Agora esta tudo muito claro para ele, pois sabe de onde veio para onde esta indo e o principal sabe quem ele é. Isto torna muito claro em suas cartas, aqui escrevendo aos Romanos quero analisar três caracteristicas da sua identidadde:


1ª Servo - Vivemos um tempo em que ninguém quer ser servo de ninguém, pois a palavra servo na raiz grega "δοῦλος" significa escravo. A palavra implica as idéias de pertencimento a um mestre, e do serviço como um escravo. Aquele que não esta disposto a servir não serve para ser servido. O servo esta pronto a obedecer, fazer o que o seu Senhor manda. Não segue sua própria vontade, não é senhor de si. O servo esta pronto ao serviço. Paulo agora não governa mais sua vida, Cristo é o seu Senhor e dono, portando Paulo tem o propósito de agradar o seu Senhor. Ao mesmo tempo todo cristão nascido de novo deve ser escravo e ao mesmo tempo também livre. Esta liberdade foi conquistada através do Senhor Jesus. Paulo sabe de fato quem ele é.


2ª Chamado (κλητὸς) - Paulo foi chamado para o apostolado - Tem o Chamado para cumprir o Ide de Cristo. Saulo estava indo em direção a Damasco para conseguir carta contra os cristãos, mas Deus mudou sua direção. Saulo foi chamado para um novo propósito - obedecer a Cristo.

3ª Separado - Ele se diferencia - sabe que não se encontra na multidão como mais um, mas tem convicção que agora vive para o evangelho de Deus. Paulo não passou por um processo humano de separação para servir a Deus. Talvez muitos o julgassem Paulo alguém imerecedor de ser convocado por Deus, mas Deus tem seus propósitos e faz a sua vontade como bem quer.

Se fosse pela própria vontade de Saulo, jamais se daria a servir ao Senhor Jesus, pelo contrário ele era um perseguidor de Jesus. Escolher e separar alguém vem do trono e não de homens. "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16

Jesus nos tira do lamaçal do pecado, nos separa e nos limpa para glorificarmos o seu nome.

O que devo fazer:

É necessário olhar para nossa vida e verificar a nossa identidade - quem somos:

Servo - Qual tem sido a minha atitude como servo do Senhor? Tenho servido realmente aos interesses do Senhor Jesus ou são meus interesses egocêntricos que estão na frente. O servo não busca sua própria satisfação, mas antes se anula para servir ao seu Senhor. O quanto isso é verdade na minha vida? Quais são os planos que tenho para mudar esta realidade - quais ações práticas vou fazar para mudar esta realidade?
Todo dia aparece oportunidades de sermos servos, preciso aproveitar estes momentos ou criar outros para servir - Nossa referência deve ser Jesus - "Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mat. 20:28)

Chamado - Só posso servir ao meu Senhor e ao meu próximo se realmente fui chamado. Fui chamado para que? O que tenho feito com meu chamado, tenho ido em direção a ele ou contrária?
Quando somos chamados temos que desenvolver o nosso chamado fazendo aquilo para o qual nós somos chamados. Olhando para nossa vida estamos cumprindo o nosso chamado. O nosso chamado precisa estar bem claro - caso contrário estamos perdendo tempo.


Separado - Muitas vezes estamos tão envolvidos por esse mundo que esquecemos que fomos separados por Deus. As coisa terrenas tem ocupado todo nosso tempo e nos distanciando do nosso chamado. Tenho me sentido previlegiado, me trás paz por me sentir separado? Valorizo por ter sido separado? Realmente estou separado de tudo que é contrário ao Senhor? Vivo separado para Deus, para pregar o seu evangelho?
Quais evidências que mostra que estou separado por Deus. Minhas ações são contrárias as do mundo ou sou Maria vai com as outras?

Conclusão:
Saulo antes do encontro com Cristo estava perdido, sem direção e sem identidade, mas após o encontro com Cristo foi totalmente transformado e jamais sua vida foi a mesma. Podemos tembém sermos assim, basta nos entregarmos sem reservas ao Senhor Jesus e pedir para ele nos controlar e usara anossa vida para glorifica-lo. Que o Senhor nos ajude a sermos servos, chamados e separados para a Obra de Deus em nome do seu amdo Filho Jesus Cristo.

Nenhum comentário: