Seja um revendedor

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mostrando ao mundo Jesus

"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.

Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados
Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
- E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma."(Romanos 1:8-15)

Era notório ver o desejo de Paulo encontrar os Romanos, primeiramente porque os Romanos eras crentes que davam alegria ao apostolo pela fé que eles tinham, e esta fé era conhecida em todos os lugares. Em muitos lugares Paulo não iria apenas visita-los para exorta-los, mas para compartilhar algum dom e receber algum fruto.
Paulo viajava constantemente visitando igrejas, fortalecendo, pregando , exortando, consolando, enfim ajudando estas igrejas, mas parece que esta viagem a Roma lhe traria muitas alegrias.
A igreja em Roma não era uma igreja isenta de problemas, nesta mesma carta Paulo instrue a igreja que não há separação entre gregos e gentios - "Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado" Rom. 3:9 (grifo do autor). A igreja corria um sério problema, os judeus queriam que os gentios fizessem pratica de leis judaicas e Paulo estava combatendo esta separação que estava acontecendo dentro da igreja, isto de fato é muito preocupante, mas mesmo assim Paulo estava feliz com os Romanos.


Testemunho dos romanos - Vs 8 e 9
A igreja em Roma mostrava em todo mundo a evidência daqueles que são de Cristo através de seu testemunho - A maneira como os romanos viviam a partir do novo nascimento era notório em todos os lugares. Veja que no Vs. 9 Paulo incessantemente faz menção dos romanos - Eles são exemplos.
Jesus em Mateus 5:14 diz que é impossível esconder uma cidade edificada no monte, portanto o crente deve ser a luz do mundo. Esta luz deve ser vista por todos, se a nossa luz não esta sendo vista talvez ela esteja escondida. Mas como vimos é impossível esconder.


Verdadeira Comunhão - Vs.11- 13
Compartilhar ou comunicar algum dom espiritual para fortalecer os romanos e ele também seja encorajado pela fé. Colher algum fruto entre eles.
Paulo não só dá, mas também recebe, isto é o verdadeiro significado da comunhão espiritual. Dar e receber, fortalece a unidade e comunica o amor de Deus através de nós.


Disponibilidade de pregar o evangelho - V. 15
Paulo poderia apenas passar a responsabilidade para os próprios romanos pregarem entre eles, mas pelo contrário ele traz a responsabilidade para si. Ele esta disponível, assim que não for impedido de visita-los pregará o evangelho entre este povo.
Fico maravilhado ver o apostolo Paulo não reinventando a roda, mas utilizando dela para a sua verdadeira função, desta maneira tem o foco na Palavra de Deus, mesmo quando ele for comunicar algum dom espiritual tem como base o evangelho de Cristo. Não vai comunicar uma nova filosofia, um novo conceito da psicologia ou algum pensamento humanista ele tem como sua pregação a Cruz de Cristo.
O quanto precisamos aprender olhando e se espelhando na vida de Paulo, ele não perdia o foco, a Palavra de Deus não envelhecia, não era insuficiente, ele não precisa pregar outra coisa que não fosse o evangelho de Cristo.

O mundo precisa conhecer Jesus e para isso algumas atitudes são necessárias:

1º - Ter uma fé evidente:
A fé dos romanos era conhecida por todo o mundo. A minha vida mostra a evidência de Cristo?
Quantas pessoas conhecem da fé que eu tenho? O meu testemunho mostra esta fé ao meu próximo? Quantas pessoas falam de nós sobre nossa fé como Paulo falava dos romanos? Nossas atitudes mostram a nossa fé?
A minha família me vê como um bom testemunho?
Jesus disse: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mat.5:16

2º - Ter a verdadeira comunhão:
Nos relacionamentos com nossos irmão devemos buscar ajuda-los. Paulo estava disposto a dar aos romanos aquilo que ele tinha, seu dom, sabia que receberia também.
Que não façamos apenas festas, que são muito boas, mas tenhamos a verdadeira comunhão.
O que eu tenho feito pelo meu irmão, tenho ajudado nas sua necessidades? Comunhão é dar e receber.
Tendo comunhão, mostro ao mundo que sou discípulo de Cristo. "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:35

3º - Disponibilidade em pregar o evangelho:
Paulo sabia da responsabilidade que tinha em pregar o evangelho, por isso estava disponível. Não transfere responsabilidade, mas chama para si.
Precisamos estar disponível para pregar o evangelho a qualquer momento, esta ordem já foi dada a nós por Jesus na grande comissão - precisamos agora obedecer. Vamos rever a nossa agenda e ver nossa disponibilidade e ação na pregação do evangelho.
A pregação vai mostrar a evidencia da nossa fé, o nosso testemunho será conhecido com nossas atitudes como cristão e quando abrirmos nossa boca para anunciar o evangelho ao mundo.

O mundo que nos cerca esta decaído e dominado por Satanás e depende de nós para conhecer o verdadeiro evangelho, pois Jesus deixou esta responsabilidade com todos os nascidos da água e do espírito.

Nenhum comentário: